quinta-feira, 17 de setembro de 2009

COMPETÊNCIAS

Fonte: Parte do Artigo – Construindo o Conceito de Competência

Autores : Maria Tereza Leme Fleury e Afonso Fleury

A noção de competência aparece assim associada a verbos como: saber agir,
mobilizar recursos, integrar saberes múltiplos e complexos, saber aprender, saber
engajar-se, assumir responsabilidades, ter visão estratégica. Do lado da organização,
as competências devem agregar valor econômico para a organização e
valor social para o indivíduo.

Figura 1: Competências como Fonte de Valor para o
Indivíduo e para a Organização





Definimos assim competência: um saber agir responsável e reconhecido,
que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e
habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao
indivíduo.


O que significam os verbos expressos neste conceito? A seguir (inspirado na obra de Le Boterf) propõe algumas definições.


Competências para o Profissional


Saber agir
Saber o que e por que faz.
Saber julgar, escolher, decidir.


Saber mobilizar recursos
Criar sinergia e mobilizar recursos e competências.


Saber comunicar
Compreender, trabalhar, transmitir informações, conhecimentos.


Saber aprender
Trabalhar o conhecimento e a experiência, rever modelos mentais; saber desenvolver-se.


Saber engajar-se e comprometer-se
Saber empreender, assumir riscos.
Comprometer-se.


Saber assumir responsabilidades
Ser responsável, assumindo os riscos e
conseqüências de suas ações e sendo por isso
reconhecido.


Ter visão estratégica
Conhecer e entender o negócio da organização, o
seu ambiente, identificando oportunidades e
alternativas.



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