quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MARKETING

PLANEJAMENTO DE MARKETING


Auto: Marcos Cobra


O planejamento mercadológico é um desenvolvimento sistemático de ações programas para atingir os objetivos da empresa através do processo de análise, avaliação e seleção das melhores oportunidades.

O planejamento não deve ser confundido com a previsão, embora a previsão seja uma parte necessária e importante dos procedimentos a serem desenvolvidos, uma vez que o planejamento tem a ver com o futuro.

Na prática, os objetivos são de dois tipos. O primeiro indica a intenção geral e as ambições concernentes; e usualmente estabelecido junto com o manual formal de políticas da empresa, que significa a forma de conduta da empresa com relação aos negócios em geral, ao meio ambiente, às questões sociais, à questões nacionais e outras similares. O segundo tipo de objetivos são os operacionais, que especificam metas oriundas de pesquisas e análises, como:

1. Desempenho passado da empresa com relação ao mundo dos negócios em que ela opera.

2. Previsões do meio ambiente geral e condições do ramo de negócios em que a empresa opera.

3. Os fatores-chaves para o sucesso nas áreas de operação.

4. Análise dos fortes e fracos da empresa.

O planejamento de marketing é encarado hoje como uma ferramenta de trabalho daa gerência de marketing, assumindo, para tanto, a configuração de um plano integrado de funções e recursos disponíveis para a consecução dos objetivos da empresa. Esse é o chamado “plano de marketing”.

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