quarta-feira, 26 de agosto de 2009

LIDERANÇA

Conceitos de Liderança
Chiavenato, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004

É o processo de dirigir o comportamento das pessoas rumo ao alcance de alguns objetivos. Dirigir, nesse caso, significa levar as pessoas a agir de uma certa maneira ou a seguir um curso particular de ação. (Friedman, M.; Rosenman, R. H.)
É uma tentativa, no âmbito da esfera interpessoal, dirigida por um processo de comunicação, para a consecução de alguma meta. (Wagner III, J. A.; Hollenbeck, J. R.)
É uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação para a consecução de objetivos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar. (Belcher, D. W.; Atchison, ; T. J.)
É a habilidade de influenciar pessoas para o alcance de objetivos. (Jones, B)
É uma função das necessidades existentes em uma determinada situação e consiste em uma relação entre um indivíduo e um grupo. Nesses termos, o conceito de liderança repousa em uma relação que existe quando um líder é percebido por um grupo como o possuidor ou controlador dos meios para a satisfação de suas necessidades. (Lee, T. W. et all)

Algumas competências atualmente relacionadas com a eficácia da liderança:
1. Impulso ou motivação para perseguir objetivos.
2. Motivação para liderar.
3. Integridade, que também inclui confiança e vontade de transformar palavras em ações.
4. Autoconfiança para fazer os liderados se sentirem confiantes.
5. Inteligência, geralmente focada na habilidade de processar informação, analisar alternativas e descobrir oportunidades.
6. Conhecimento do negócio, para que as idéias geradas ajudem a organização a sobreviver e ser bem-sucedida.
7. Inteligência emocional, com forte qualidade na sensibilidade às situações e na habilidade de adaptar-se às circunstâncias quando necessário.

Uma lista de habilidades de liderança críticas para o sucesso na economia global deve incluir as seguintes competências:
1. Flexibilidade cultural: nos negócios internacionais, essa habilidade se refere à atenção e à sensibilidade cultural. Por outro lado, os líderes devem possuir habilidades para reconhecer e celebrar o valor da diversidade em suas organizações.
2. Habilidades de comunicação: os líderes eficazes são hábeis em comunicar, seja na forma escrita, oral ou não-verbal.
3. Habilidades relacionadas com pessoas: os líderes devem ter as habilidades de desenvolver um clima de aprendizado, transmitindo informações e experiências, acessando resultados, proporcionando aconselhamento, criando mudança organizacional e adaptando a aprendizagem.
4. Criatividade: solução de problemas, inovação e criatividade proporcionam a vantagem competitiva no mercado global. O líder deve proporcionar o clima que encoraja a criatividade das pessoas e que as ajuda a serem criativas.
5. Autogerenciamento do aprendizado: se refere à necessidade de aprendizado continuo com novos conhecimentos e habilidades. Em tempos de mudanças e competitividade global, os líderes devem continuamente mudar a si mesmos. Devem ser auto-aprendizes.

Tomando por base entrevistas com 400 gerentes, as habilidades mais identificadas foram as seguintes:
1. Comunicar verbalmente, inclusive ouvir as pessoas.
2. Gerenciar o tempo.
3. Gerenciar o estresse.
4. Gerenciar as decisões individuais.
5. Reconhecer, definir e resolver problemas.
6. Motivar e influenciar os outros.
7. Delegar.
8. Definir objetivos e uma visão articulada.
9. Construir equipes.
10. Gerenciar conflitos.

Estudos e pesquisas mostram que essas habilidades podem ser combinadas em quatro categorias:
1. Relações humanas e participativas; como comunicação de apoio e construção de equipes.
2. Competitividade e controle; como assertividade, poder e influência.
3. Inovação e capacidade empreendedora: como solução criativa de problemas.
4. Manutenção da ordem e racionalidade: como tomada de decisão racional e gestão do tempo.

Na prática, os lideres eficazes utilizam simultaneamente um arsenal de habilidades pessoais e interpessoais. Do ponto de vista das habilidades pessoais, o líder eficaz deve compatibilizar três aspectos importantes:
1. Gestão da tensão do cotidiano: deve trabalhar em um ambiente de tensão criativa e lidar com estressores para balanceá-los adequadamente (moderando alguns que influenciam negativamente e alimentando outros que o ajudam e estimulam a atingir objetivos). Deve estabelecer um senso de urgência com relação à mudança e à inovação. Além disso, deve administrar o seu próprio tempo e o grau adequado de delegação de responsabilidades.
2. Desenvolvimento de auto-atenção: para definir valores e prioridades, identificar seu estilo de comportamento e avaliar a atitude das pessoas quanto à mudança que pretende incentivar.
3. Resolução criativa de problemas: em geral, enfatiza mais a abordagem criativa para fomentar e incentivar a inovação nas pessoas.

Do ponto de vista de habilidades interpessoais, o líder precisa:
1. Ganhar poder e influência: para então empoderar as pessoas sob sua orientação a fim de repartir esse poder e proporcionar-lhes maior responsabilidade e autonomia.
2. Comunicar para proporcionar apoio: precisa saber comunicar em duas vias. Isso envolve saber ouvir as pessoas, facilitar sua comunicação, entender os seus problemas e pontos de vista, para poder aconselhar e orientar. Envolve também a manifestação de idéias, transmissão de informações e conhecimentos, experiências e expectativas.
3. Motivar as pessoas: precisa diagnosticar o desempenho das pessoas, criar um ambiente agradável e motivador e recompensar o bom desempenho no sentido de reforçá-lo e incentivá-lo.
4. Administrar conflitos: deve identificar as causas e origens de possíveis conflitos em sua equipe, escolher as estratégias adequadas para resolvê-los adequadamente e administrar possíveis confrontações para ganhar esforço cooperativo. Em outros termos, deve utilizar os conflitos — situações inerentes à vida organizacional — para obter a colaboração e a cooperação das pessoas.

2 comentários:

  1. Olá vc sabe onde tem o livro "administração nos novos tempos- ideraldo chiavenato" para download?

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  2. Infelizmente não sei. Mas, de repente, você pode acha-lo com um preço bem baixo, usado, na estante virtual.

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