quarta-feira, 22 de abril de 2009

IDEIAS E PRÁTICAS

Comece a reciclar
Monica Weinberg

Novos números sobre reciclagem no Brasil mostram que opaís reaproveita apenas 11% de tudo o que joga na lata delixo – cinco vezes menos do que nos países desenvolvidos.

De acordo com os dados reunidos pelo Cempre, uma entidade especializada no assunto, o Brasil está melhor nesse indicador, mas mesmo assim são apenas 327 os municípios no país que dispõem de algum sistema público de coleta seletiva, 6% do total. O trabalho revela também que os índices brasileiros de reciclagem variam muito de acordo com o material em questão. Enquanto o país é o campeão mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alumínio, plásticos e latas de aço têm como destino preferencial os "lixões" a céu aberto. A razão: esse é um setor ainda dado a improvisos, como cooperativas que marcam hora para buscar o lixo mas não aparecem ou firmas especializadas que só enviam às empresas recicladoras uma parte dos detritos – o resto vai parar num lixo comum. Especialistas ouvidos por VEJA jogam luz nesses e noutros obstáculos à vista para quem quer reciclar, mas são contundentes em relação à necessidade de começar já.
Os benefícios ao meio ambiente são mensuráveis, como mostram os dados a seguir.
O que ainda não pegou?
A reciclagem dos três itens abaixo patina em índices ainda baixos no Brasil, de não mais do que 30% do que vai para o lixo. Os especialistas explicam por quê.


PLÁSTICO Por que se recicla pouco: a maioria das pessoas não reconhece como plástico as resinas mais maleáveis, como as das sacolas de supermercado. Por isso elas acabam no lixo comum Benefícios ambientais: a versão reciclada consome apenas 10% do petróleo exigido na produção do plástico virgem.


LATAS DE AÇO Por que se recicla pouco: pesquisas mostram que há resistência das pessoas em guardar essas latas no lixo de casa. Diz-se delas que são "volumosas" e "difíceis de amassar" Benefícios ambientais: cada tonelada de aço reciclado preserva 110000 toneladas de minério de ferro.


CAIXAS LONGA-VIDA Por que se recicla pouco: novas tecnologias já permitem separar as seis camadas que compõem a embalagem, mas, como é coisa recente, quase ninguém no Brasil o faz Benefícios ambientais: em 2006, com a reciclagem de 30000 toneladas de papel provenientes dessas caixas, foram poupadas 600000 árvores de áreas reflorestadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário