terça-feira, 14 de abril de 2009

Organização e Gestão de eventos – Dicas Preciosas
Cíntia Peixoto

Durante minha vida profissional organizei vários tipos de eventos como:

  • Institucionais - datas comemorativas da empresa, inauguração de filiais, inauguração de reformas de parques, praças da comunidade em que a empresa atua, na recepção de autoridades, campanhas internas, participação em feiras e muitos outros eventos que uma empresa pode promover.
  • Congressos, seminários, workshops, feiras, cursos tanto com características profissionais e científicas como promocionais.

O sucesso desse tipo de trabalho depende de observar muitos detalhes e fazer um bom planejamento. Segue abaixo um roteiro que pode ser bem útil. Você pode usar e abusar deste roteiro, pois ele pode ser adaptado para tipos diferentes de eventos.

Planejamento:

  • Tema do evento;
  • Objetivo do evento;
  • Dimensione o evento (de pequeno, de médio ou grande porte);
  • Defina número de participantes;
  • Duração e data;
  • Organize uma planilha para o acompanhamento de custo e pagamentos, que deverá ser utilizada desde a preparação até o fechameto;
  • Listar equipamentos e materiais necessários (microfone, tradução simultânea, púlpito, buffet, projetores, computadores, telefones, iluminação, decoração, música, brindes, material didático, material de apoio, etc.);
  • Verificar os recursos humanos disponíveis e a contratar (secretárias, recepcionistas, seguranças, garçons, manobristas, digitadores, etc.);
  • Verificar a necessidade de contratar itens adicionais (seguros, assistência médica, estacionamento com manobrista, hotéis, serviço de traslados, agência de turismo, etc.);
  • Escolher um montador oficial de estandes;
  • Definir o público-alvo e verificar se existe um banco de dados para divulgação do evento;
  • Fazer orçamento de todas as despesas do evento (aluguel do local, contratações, material, montagem, publicidade, passagens, hospedagens, traslados, etc.)
  • Buscar patrocínio e apoios (empresas e pessoas influentes);
  • Definir o cronograma de atividades;
  • Notifique as autoridades (por ex. policia de trânsito caso seja necessário);
  • Escale um grupo de pessoas antes do evento e depois para preparar e limpar todo o local.
  • Preparar correspondências diversas e malas-diretas específicas;
  • Realizar o telemarketing para atualizar os endereços e incentivar a participação;
  • Definir programação visual (banners, faixas, placas, painéis, etc.);
  • Preparar material gráfico (circulares, programas, folhetos, flyers, convites, contratos, fichas, envelopes, adesivos, crachás, certificados, mapas, pastas, etc.);
  • Preparar material para ser entregue aos participantes (brindes, etc.);
  • Preparar assessoria de imprensa (press-release, fotos, convites, cadastramento);
  • Entregar ofícios (diretores, autoridades, órgãos públicos);
  • Definir programação social (hotéis, shows, tours, recepções);
  • Contratar atrações artísticas;
  • Contratar empresas de filmagem e fotografia;
  • Preparar o cerimonial do evento;
  • Preparar a ordem do dia;
  • Realizar cobranças e pagamentos;
  • Provisionar impostos a serem pagos;
  • Preparar anais do evento;
  • Realizar a prestação de contas do evento.

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